SEO: O Que é, Como Funciona e Como Fazer para Alcançar o Topo do Google!
Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Este é o meu primeiro artigo dentro do meu blog, e espero que a cada artigo, eu possa te ajudar a alcançar o desejo de muitos:
Alcançar o topo das buscas do Google!
E eu sei que muitas pessoas de vários níveis irão ler este meu artigo, então vou partir do início, na parte mais básica, e no decorrer do artigo, chegaremos na parte mais avançada, para que todos possam aprender os segredos para ranquear nº1 no topo do gigante das buscas.
Então, prepare o seu café, pegue um lápis e caderno, e vamos mergulhar fundo neste mundo do SEO.
O que é SEO?
SEO é um acrônimo para Search Engine Optmization, na tradução seria otimização para mecanismos de busca.
De forma bem simples, são técnicas que você aplica dentro e fora do seu site, para que o robô do Google possa entender de qual nicho seu site está inserido, a autoridade e reputação que o mesmo possui, e a partir disso, colocá-lo na primeira página de resultados.
E por que é importante saber SEO?
Vou citar algumas vantagens que o SEO traz para um site, e fica a seu critério a importância de começar a aplicar “pra ontem” essas técnicas dentro do seu site:
- SEO é um grande vendedor 24 horas
- Ótimo para reconhecimento de marca
- Melhor ROI (retorno sobre o investimento) da atualidade
- Se o seu site está no topo do Google, então ele é confiável
- A cada 10 pessoas que buscam na web pelo desktop, 9 estão no Google
- A cada 10 pessoas que buscam na web pelo celular, 9.5 estão no Google
E aí, se você quiser que o seu negócio prospere, você acredita que aplicar SEO em seu site, e colocá-lo no top 3 (pelo menos) da sua palavra-chave, é de extrema importância, ou não?
Responda a si mesmo 🙂
Ah, Pode ficar tranquilo, que até o final deste artigo, você estará apto a aplicar estas técnicas, e alcançar o tão sonhado primeiro lugar dentro do seu nicho.
mas antes disso, você precisa entender como funciona o…
Como funciona o buscador do Google?
É extremamente interessante como um buscador funciona, não sei se você sabe, mas existem outros buscadores neste mercado de search, são eles: Bing, Yahoo, DuckDuckGo, etc.
Obviamente vou falar sobre o Google, já que o mesmo detém mais ou menos 98% deste mercado. Então se todo o tráfego praticamente está lá, por que iríamos focar no Bing por exemplo, que detém apenas 1%?
Não faz sentido, né?
Bom, voltando ao assunto de como funciona o buscador do Google, praticamente o robô (que é um código de programação), varre toda a internet em busca de novos sites, novas páginas.
Após rastrear os sites, ele captura algumas informações importantes deste site:
- Conteúdo
- Semântica
- Links
- Marcações (endereço, telefone, etc.)
Depois, o Google joga estes sites dentro do seu índice, onde constam palavras, e dentro dessas palavras vários fragmentos (locais onde ficam as páginas separadas por nichos).
De forma bem simples de entender, o Google faz isso todos os dias, então você pode imaginar quantas páginas de sites existem em seu gigantesco banco de dados.
Agora que você entendeu o que é, e como funciona o buscador, vamos para o próximo passo…
Critérios de ranqueamento
O Google precisa que seu site tenha autoridade e confiança, para que ele possa colocá-lo na primeira página de resultados.
Não sei se você sabe, mas o Google começou indexando teses de universidades, e se uma tese fazia menção/citação de uma outra tese, esta ficaria acima no ranking da tese que fez a citação.
Pois uma vez que foi citada, certamente ela é mais importante que a tese que a referiu.
Pra você poder entender isso, vamos fazer uma analogia com uma eleição presidencial (lembrando que sou libertário).
Imagine nas eleições que um famoso cantor diga que o candidato a presidência X é o melhor para o Brasil, e um ex-presidente que tinha muita popularidade, deu seu apoio ao presidente Y.
Qual citação foi mais importante?
O do ex-presidente, certo? Já que ele também foi um presidente do Brasil, o PESO da palavra dele é muito maior do que de um cantor. Até porque o cantor nunca foi político, logo, a palavra dele não tem muito peso nesta área.
É assim também que funciona com o Google.
Se vários sites do seu nicho, fizerem citação do seu site, o Google irá entender que o seu site é relevante e confiável em seu nicho, e aí o que acontece?
O Google joga o teu site no TOPO DAS BUSCAS!
Fantástico, não é?
Mas antes de entrarmos neste assunto de citações, ou seja, backlinks, você precisa criar o que eu chamo de “uma base de SEO dentro do seu site”, então bora falar de…
O que é SEO on-page
SEO on-page são técnicas que você aplica dentro do seu site para otimizá-lo ao mecanismo de busca do Google, fazendo-o entender o seu site, para que ele possa ranqueá-lo.
Algumas otimizações que são muito importantes quando falamos de SEO “dentro da página”, são:
-Títulos h1, h2 e h3
-Velocidade de carregamento
-Responsividade do site
-Page-title e Meta-description
-Design do site
-Link interno
-Link Externo
-Robots.txt
-Sitemap.xml
-Palavras-chave (intenção de busca)
-Palavras-chave LSI (latent semantic indexing)
-Entre outras.
Vamos abordar cada uma dessas otimizações, e ainda mais…
Títulos h1,h2 e h3
Quando falamos em títulos otimizados, estamos falando em ajudar o bot do Google a entender nossa página.
Claro que o robô está cada dia mais inteligente, porém, ainda precisamos dar aquela “forcinha” para que ele entenda tudo da melhor forma possível.
E como você deve otimizar os títulos?
Pense em um livro, temos sempre: título principal e sub-títulos basicamente, certo?
É exatamente assim que fazemos com páginas da Web.
Veja este meu artigo, a palavra-chave que eu usei foi “SEO” no título principal, exatamente o assunto que estou tratando com você aqui.
Em seguida vemos o sub-título h2 em “O que é SEO”, pois ele está dentro do meu assunto principal, que é o SEO como um todo, e “critérios de ranqueamento” que é um sub-titulo(h3) do sub-título(h2) “como funciona o buscador do Google”.
Entendeu?
Vou te ajudar a entender ainda mais. A estrutura a ser usada é exatamente essa:
Título principal > Sub-título > Sub-título do Sub-título
Fácil, não é?
Otimize todas as páginas do seu site, dessa maneira, que já é um bom caminho andado!
Velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento do site, já foi informado pelo Mr.G que é um fator de ranqueamento, logo, temos que otimizar nosso site para que ele carregue o mais rápido possível (no máximo em até 3 segundos).
Esta parte é um pouco técnica e não quero entrar nisso neste artigo, mas se você quiser saber como aumentar a velocidade de carregamento do seu site, clique aqui.
Para as partes técnicas, eu indico que você converse com um desenvolvedor de confiança, para que ele possa fazer as alterações necessárias.
Responsividade do Site
Responsividade nada mais é do que o seu site se ajustando a todos os tipos de tela.
Lembre-se que agora, você precisa focar primeiramente na forma que o seu site se ajusta ao CELULAR, para depois pensar em desktop, pois o algoritmo mobile first-index já está em ação, e até final de setembro/2020 estará totalmente implementado.
Page-title e meta-description
O page-title faz parte também dos fatores de ranqueamento, então você precisa dar uma atenção para esta otimização.
Quando você faz uma busca no Google, logo aparecem vários resultados, com título e embaixo uma breve descrição, é deste título que estamos tratando aqui.
Desta forma:
A dica que te dou é: sempre coloque a palavra-chave no início do page-title, isso ajudará o Google a entender ainda mais sua página, e quanto mais para a esquerda a palavra, mais peso terá para o robô.
Já a meta-description, não é um fator de ranqueamento direto para o Google, porém, ela ajuda e muito para aumentar o CTR (taxa de cliques) do seu resultado, e também para mostrar um resumo do assunto que a página irá abordar.
Sempre coloque a palavra-chave dentro da meta-description, pois ela ficará em negrito, chamando ainda mais a atenção do usuário.
Design do site
Você não quer que o seu site se pareça com isto aqui:
O design do seu site, diz muito sobre ele, então invista nisto!
Este design da imagem acima, é bem ruim, e remete aos anos 2000, certo? Isso não é nada bom, além de não ser responsivo.
Se um cliente entra neste site pelo celular, sem dúvida que ele achará o botão “voltar” do navegador muito rapidamente.
Apenas não faça isso.
Links Internos
Você precisa saber como e por quê fazer linkagem interna, pois esta otimização tem um sentido, e já vou te explicar o motivo.
Primeiramente, a linkagem interna acontece quando você está por exemplo na página de vendas do seu site, e você linka esta página, para a página de contato.
Ou seja, você direcionou o usuário para a página que ele poderá entrar em contato com a empresa, e assim adquirir um produto ou serviço.
O outro motivo que temos para linkar entre determinadas páginas internamente, é para transmitir “link juice” para outras páginas que queremos também ranquear no Google, exemplo:
Artigo dentro do nosso blog recebe “link juice” de outros blogs, e transmitimos esta autoridade através de link interno apontando para a HOME do nosso site, pois também queremos ver ela no topo das buscas.
Pense na linkagem interna como um ótima estratégia para ranquear páginas do seu site, ok?
Links Externos
A linkagem externa acontece quando você quer ajudar seu usuário a aprender mais sobre um determinado assunto que você ainda não escreveu em seu blog.
Se você prestar atenção em blogs famosos, você verá muito isso.
Exemplo:
O site X escreveu um artigo sobre “marketing digital”, e aí dentro do artigo foi citado o “SEO” que é uma ramificação do marketing digital, mas como aquele blog não possui um artigo completo sobre “SEO”, então ele linka externamente para outro blog que possui este artigo.
Simples de aplicar, não é?
Sempre quando for linkar externamente, faça o link para sites conhecidos, pois isso dará um bônus de SEO para o seu site.
Robots.txt
Este arquivo é bem importante para o SEO de um site, pois ele indica “direções” aos robôs, ou seja, o que um robô pode ou não fazer dentro do seu site.
Chamamos isso de diretivas.
Algumas diretivas mais aplicadas:
Allow: Permite que o robô entre dentro da página e a indexe no índice do Google.
Disallow: Não permite que o robô entre na página, porém, mesmo assim, o Google já informou que a página poderá ser indexada.
Nofollow: Indica para o robô do Google não seguir os links de determinada página.
Para saber mais sobre diretivas, clique aqui.
Se você quiser saber se o seu site já possui este arquivo, vá no seu navegador e digite: seusite.com/robots.txt
Sitemap.xml
Outro arquivo de extrema importância para SEO, é o arquivo sitemap.xml, uma das primeiras coisas que o Google procura dentro de um site é este arquivo, pois isso facilitará ao robô de rastrear todas as páginas do seu site.
Você pode criar este arquivo neste site, ou você pode ter um sitemap em html também, como neste exemplo:
Daí você me pergunta: “qual dos dois sitemaps é melhor”?
E eu te respondo: Depende. rsrsrs
O Sitemap.xml ficará somente para os robôs, já o sitemap html, ajudará tanto o robô a encontrar as páginas do seu site, quanto será muito útil para os usuários que estarão dentro do seu site.
A escolha fica em suas mãos 😀
Se você quiser saber se o seu site já possui este arquivo, vá no seu navegador e digite: seusite.com/sitemap.xml
Palavras-chave corretas (com intenção de busca)
É interessante que esse é um tema que a maioria busca na internet, seja em conteúdos escritos ou vídeos, mas nas consultorias que tenho feito em todo o Brasil, a maioria das pessoas não sabem absolutamente nada sobre isso.
E se você não souber fazer uma boa escolha de palavras-chave, infelizmente você não terá sucesso com SEO.
A maioria entra em sites como Ubersuggest, e coloca uma palavra-chave relacionada ao seu negócio. Ao verificar que a palavra tem muita busca, BINGO! Já começam a criar um artigo sobre e acreditam de fato que só de escrever um ótimo conteúdo, em breve a página chegará no topo!
Desculpe ser seu estraga-prazeres, mas isso NÃO IRÁ ACONTECER.
O grande segredo da escolha das palavras-chave estão em duas situações, que vou te ensinar agora:
1-Escolher a palavra-chave e verificar a intenção de busca por trás dela.
2-Verificar a concorrência para essa palavra-chave
Bora falar um pouco sobre a situação de número 1:
Primeira coisa é após verificar a palavra-chave, é ver o que o Google apresenta na SERP (resultados da primeira página). São blogs? Sites institucionais? E-commerce?
Não adianta querer ranquear um artigo para uma palavra que não apresente blogs, entende?
Veja este exemplo:
Muita gente já escreveu artigos sobre perfumes masculinos, querendo ranquear para essa palavra, mas olha só o que o Google apresenta?
E-COMMERCE! Isso significa, que nunca um artigo chegará na primeira página de resultados, já que o RankBrain (algoritmo de UX do Google) verificou que as pessoas que digitam isso, querem comprar e não aprender sobre perfumes masculinos.
Agora, sobre a situação número 2:
O seu site possui autoridade suficiente para competir para essa palavra-chave escolhida?
Você precisa ir até o Google e digitar essa palavra e verificar quem são os concorrentes.
Vamos imaginar aqui que queremos ranquear um artigo para a palavra “marketing digital”. Será que o nosso site sendo novo, consegue entrar nesta batalha?
Se liga nessa SERP!
Olha só os 3 primeiros sites que estão no topo dessa busca:
-Rock Content
-Neil Patel
-Resultados Digitais
Você tem noção da autoridade do site desses caras? Sim, é uma autoridade imensa.
Eles estão há anos conquistando backlinks e gerando conteúdo de extrema qualidade! Você acredita que um site novo irá conseguir competir?
NÃO!
Então, você precisa começar com palavras-chave de cauda-longa (e mesmo assim verificar a concorrência), pois tem muita palavra-chave de cauda longa com muita concorrência, e quando você encontrar uma oportunidade bacana, aí sim “gastar tempo” para escrever um artigo sobre o determinado assunto.
Certo?
Palavras-chave LSI (latent semantic indexing)
É muito importante que em seus artigos, você coloque naturalmente as palavras-chave LSI.
O que de fato são essas palavras?
Nada mais que palavras que o Google espera que tenha em um determinado assunto.
Vamos imaginar uma receita de frango frito. Quais seriam as palavras-chave LSI?
Exemplo: Forno, temperatura, garfo, faca, tempero, etc.
Entendeu? São palavras que necessariamente tem de estar ligadas a palavra principal.
Não é difícil de entender isso 😀
Finalizamos o SEO on-page aqui (por enquanto)
Prometo para vocês que sempre estarei atualizando este artigo, então já coloca ele nos seus favoritos do navegador, para sempre estar voltando aqui, e vendo as atualizações.
Agora que você já entendeu bastante sobre a “base do seo”.
Vamos mergulhar fundo em…
O que é SEO off-page
São técnicas que aplicamos fora do nosso site, ou seja, são coisas que você não possui total controle, porém, pode influência-las para que elas aconteçam.
Lembra da autoridade que o seu site precisa ter para conseguir ser top 1 de determinadas buscas, que o Google tanto procura?
Agora vamos abordar tudo isso. Vamos mergulhar fundo.
Nesta seção, vamos abordar:
- O que são links
- O que são backlinks
- O que é link building
- O que é link earning
- O que é busca por marca
O que são links
São apontamentos que fazemos para outros sites, ou para páginas internas do nosso site.
Sabe quando você está lendo um artigo, e de repente, você vê algumas palavras sublinhadas ou com outra cor?
Ou ainda, quando você coloca o mouse sobre a palavra, e o ponteiro do mouse vira uma mãozinha? Isto é um link.
O que são backlinks?
Backlinks, são links que um site recebe de outros sites. Este apontamento que faz com que o seu domínio receba “autoridade” perante os olhos do Google.
Como falamos mais acima neste artigo, quanto mais sites linkarem para o seu site, ou seja, mais backlinks o seu site receberá, e isso fará com que o seu site pule rapidamente para as primeiras posições do Google.
O que é Link Building?
De forma simplista, são estratégias que aplicamos para conseguir que outros sites façam links para o nosso site.
Não sei se vocês tem essa informação, mas enquanto muitos se dedicam somente ao SEO on-page, a maior parte da força que um site precisa para chegar na primeira página de resultados do Google, vem dos backlinks!
Cerca de 80% para ser mais exato.
Sem links, literalmente você pode esquecer rankings altos no Google.
Compreende a importância do que você está lendo?
Existem muitas formas para fazer isso, vou citar algumas delas agora:
- Super Página
- Super Guia Completo
- Conseguindo Backlinks com Infográficos
Super página
Nesta estratégia, nós criamos um artigo muito completo sobre determinado assunto.
A melhor forma para fazer isso, é indo até o Google, e digitando a palavra-chave que queremos ranquear.
Após fazer a busca, verifique os top 3 sites, o que eles possuem dentro do artigos deles?
Imagens? Vídeos? Infográficos? Quantas palavras existem no artigo?
Após ter essas perguntas respondidas, faça mais e melhor que eles!
Esta técnica também é conhecida como “Skyscraper”, desenvolvida por Brian Dean lá nos E.U.A.
Super Guia Completo
Nesta estratégia, você irá criar um super guia sobre determinado assunto.
A diferença aqui, é que ao invés de você escrever tudo sobre o determinado assunto, você irá abordar algumas partes do assunto, e irá linkar para a página que possui a “super página” que citamos ali em cima.
Desta forma:
É uma maneira muito eficaz de conseguir backlinks das páginas que você citar.
E sendo muito útil para seu público, espere uma enxurrada de blogs linkando para seu super guia.
Backlinks com infográficos
Nesta estratégia você irá entrar no Google e digitar um assunto que está em voga em seu nicho.
Dê uma olhada no top 5 primeiros resultados, e veja se há algum infográfico no artigo deles.
Se não tiver, BINGO!
Crie um super infográfico, resumindo sobre aquele determinado assunto, depois disso, ofereça este infográfico para todos os blogs que encontrar que falam do assunto.
As chances de conseguir com que esse blogueiros incluam seu infográfico com um link para seu site, dentro do site deles é ENORME!
Dá uma olhada neste infográfico do nicho da saúde, muitas pessoas amaram:
Enfim pessoal, existem muitas maneiras de fazer link building, e sempre estarei atualizando este artigo com novas estratégias que eu mesmo aplico em meus sites e dos meus clientes, ok?
Lembrando que nessas 3 estratégias que ensinei para vocês, é sua obrigação espalhar seus artigos em redes sociais, ir atrás dos blogueiros do seu nicho, etc.
Caso contrário, NENHUMA estratégia de link building, irá funcionar para você.
Não existe mágica em SEO, existe TRABALHO DURO!
O que é link earning?
Diferentemente do link building, onde vamos atrás dos blogueiros para que eles linkem para nosso site, o link earning, como o nome já diz, é praticamente “ganhar links”.
Mas o “pulo do gato” dessas estratégia, está em você gastar um pouco do seu dinheiro.
Mas calma.
Eu sempre digo o seguinte:
Não queira saber quanto irá gastar, pense em quanto irá LUCRAR após o investimento, ok?
Você terá que gastar algum dinheiro nesta estratégia, simplesmente porque você terá que fazer com que muitas pessoas acessem seu site, e de forma estratégica, conseguir atrair blogueiros interessados em seu conteúdo, e fazê-los linkar para seu site.
E qual forma podemos fazer isso?
Nas redes sociais!
Ou seja, você terá que rodar campanhas de Facebook e Instagram ADS por exemplo (claro que a rede social, irá depender de onde o seu público-alvo está).
Você pode colocar em prática algumas estratégias para conseguir ganhar esse backlinks, vou citar apenas duas, depois vou incluindo mais, tá certo?
1- Sorteios em seu site
Crie uma página específica de sorteio de algum produto e serviço em seu site.
Após criá-la, rode uma campanha de ADS em alguma rede social, inclua algumas regras para que as pessoas participem, tais como:
- Compartilhamento na rede social
- Citação da página em blogs (links)
- Compartilhamento em WhatsApp ou Telegram
- Etc.
Já que muitas pessoas vão entrar nesta página, há uma grande chance das “pessoas certas” gostarem, entrarem na campanha, e com isso aquela sua página ganhar muitos backlinks, e sinais sociais.
2-Crie uma ferramenta gratuita no seu site
Essa é uma estratégia que pode levar algum dinheiro seu, porém, é extremamente eficaz para atrair dezenas, ou até mesmo milhares de backlinks.
Um exemplo disso, é o NEIL PATEL.
O cara comprou a ferramenta Ubersuggest, e conseguiu uma enxurrada de backlinks para o blog dele.
E obviamente, dobrou o tráfego do blog.
Ah, a ferramenta hoje possui muitas funcionalidades, mas no início era bem mais simples.
Contrate um programador (no Workana, 99 freelas), para desenvolver uma ferramenta simples que ajudará e muito alguma dor do seu nicho.
Veja, não precisa ser uma super ferramenta, pode ser algo simples, mas que ajudará muito seu público.
Depois disso, faça o mesmo processo, rode uma campanha de ADS para que MILHARES de pessoas conheçam a ferramenta.
BOOM!
Se prepare, porque com certeza, muitos backlinks aparecerão em seu site, somente com esta estratégia.
O que é busca por marca no Google
É claro que os backlinks são de extrema importância para a construção de autoridade de um site, porém, quando falamos em busca por marca, estamos indo à outro patamar!
De fato, o ex-CEO do Google Eric Schmidt disse uma vez:
As marcas são a solução, não o problema. É através das marcas que se separa o joio do trigo.
Conseguiu entender a profundidade da busca por marca para o Google?
Incrível ter acesso a uma “super dica” dessas.
E o que de fato, isso significa na prática?
Você precisa fazer com que seus usuários entrem no Google, e digitem a sua marca.
Simplesmente isso.
É claro que você precisará fazer inúmeras estratégias para que isso aconteça, porém, vale muito a pena, pois é um sinal fortíssimo que o seu site é confiável para o Google.
E a busca por marca, diferentemente dos backlinks que afetam somente a página que os recebe, ela afeta o seu domínio como um todo.
Fantástico!
Conclusão
Abordei o que é SEO, e qual a sua importância para uma estratégia eficiente para atrair tráfego gratuito e sem pagar por cliques.
Falamos também sobre como funciona um mecanismo de pesquisa de forma básica.
Ensinei também o que chamo de “base do SEO”, que é o SEO on-page, ou seja, técnicas que aplicamos dentro do nosso site, para ajudar o robô do Google a entendê-lo, e assim poder colocá-lo no topo das buscas.
Expliquei desde o que são links, como os backlinks trazem autoridade no domínio de um site, até como consegui-los, citando algumas estratégias excelentes que eu mesmo utilizo com meus sites e clientes.
Abordamos também sobre link earning, com duas estratégias para conseguir uma multidão de backlinks.
E por fim, mas não menos importante, ensinei sobre a busca por marca, e como ela afeta positivamente o domínio do seu site como um todo.
Espero que você tenha gostado e aproveitado este artigo, pois despendi de algumas horas do dia somente para ajudá-lo 😀
E reitero o que disse no decorrer do artigo, irei atualizá-lo constantemente, para que você sempre possa estar voltando ao blog, e aprendendo mais e mais sobre esse mundo fantástico de SEO.
Deixe seu comentário, pois eu adoro ler os feedbacks de todos!
Um grande abraço, e te vejo no topo das buscas!
16 comentários
Muito bom Caio, excelente post. Queria te perguntar se um site estático (só HTML, CSS e JavaScript) prejudica de alguma forma o SEO??
Fala, Mateus! Primeiramente obrigado pelo feedback! Em relação a sua pergunta, não há nenhum problema em ter um site estático, não afetará em nada o SEO, ok? Grande abraço!
Opa, Caio! Soube que você escreveu o artigo, e vim correndo! Rsrs. Parabéns pelo conteúdo, aprendi demais. Achei muito interessante as estratégias para conseguir backlinks, nunca havia pensado nisso. Ótima sacada mesmo! Valeu, mestre.
Opa, Robson! Que bom que o artigo te ajudou. Existem inúmeras estratégias que podemos aplicar para conseguir que outros blogs do nosso nicho venham linkar para nosso site. Vou ensinando vocês em cada artigo, e também no meu Instagram e Canal do YouTube hehe. Fica ligado! Abração.
Olá, Caio! Ficou incrível este artigo, aprendi demais, e já estou aguardando o próximo rsrs. Ah, vou te mandar email para contratar a sua consultoria. Obrigada.
Fico feliz que gostou, Luisa! Ah sim, te passei o email pelo Instagram, ok? O próximo artigo já está no forno, só aguardar hehe. Abraços 🙂
Olá, Caio! Parabéns pelo artigo, sem dúvida um dos melhores que já li sobre SEO. Queria deixar como sugestão, incluir alguma coisa sobre palavras-chave, já que ainda são importantes, certo? No mais, muito obrigado pelo seu trabalho : ]
Oi, Jacqueline! Fico muito feliz com seu elogio. E sim, pode ficar tranquila, que nos próximos dias vou ensinar o que ninguém ensina por aí sobre palavras-chave! Muitos segredos mesmo. Grande abraço.
Que artigo de SEO sensacional! Simplesmente, abriu a minha visão para várias coisas. Caio, só tenho a agradecer mesmo por sua paciência para nos ensinar a evoluir neste mundo gigante de SEO! Gracias.
Eu que agradeço seu comentário, Pedro! Que bom que o artigo te ajudou. Ainda vou dar inúmeras dicas de SEO para todos, e como você mesmo falou, o mundo de SEO é gigante, então tem muito ainda para ensinar hehe. Grande abraço, amigo!
Caraca, Caio! Artigo S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L! Já acompanho o seu trabalho há algum tempo, e simplesmente acredito que você é uma das maiores autoridade de SEO no Brasil. Estarei acompanhando a atualização do artigo, e dos próximos que acredito que virão hehe(ensina a gente aí). Valeu amigo
Que honra receber esse tipo de comentário, Mauricio! Fico feliz em saber que você acompanha o trabalho. Pode ficar ligado aqui no blog que com certeza vou escrever mais conteúdos para ajudar todos! Tmj, e qualquer coisa, conte comigo.
Olá, Caio. Primeiramente, parabéns pelo ótimo artigo, aprendi demais! Achei sensacional a parte do artigo onde você falou sobre a intenção de busca de uma palavra-chave e também a análise da concorrência. Nunca vi ninguém falando sobre isso, muito obrigado! No mais, só agradecer mesmo pelo seu excelente trabalho com SEO. Abraço mestre!
Que bom que gostou, Rodrigo! Realmente muitas pessoas que me procuram não fazem a mínima idéia do real sentido das palavras-chave. Valeu e obrigado por acompanhar minha trajetória =D
Cara.. Curtir demais suas dicas. Voce ainda abriu minha mente para outras possibilidade não exploradas para posicionamento por marca. Valeu!!
Fala, Marcio! Que bom que consegui te ajudar de alguma maneira. Só colocar em prática, e já era! Grande abraço, e conta comigo.