O Que é SEO: Um Guia Completo Para Você Colocar Seu Site no Topo do Google (Em 2019)

O Que é SEO: Um Guia Completo Para Você Colocar Seu Site no Topo do Google (Em 2019)

por Caio Rodrigues | 01 de outubro de 2019

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas que você aplica em seu site, blog ou e-commerce para colocá-lo no topo das buscas orgânicas do Google, gerando assim muito tráfego sem pagar por cliques.

Todas as pessoas e empresas que querem ter sucesso na internet, uma hora ou outra acabam conhecendo o SEO, mas poucas conseguem de fato ter sucesso com tráfego orgânico!

Sabe por quê?

O que complica na verdade, é que existem muitas informações ERRADAS sobre SEO na Web, o que dificulta ainda mais para que as pessoas consigam colocar seus sites na primeira página de resultados do gigante das buscas.

E foi exatamente por isso que resolvi escrever este super guia de SEO, para ajudar você de uma vez por todas a colocar seu site no topo.

Neste artigo vou segurar em sua mão para que você também possa colocar o seu site no top #1 da sua palavra-chave principal, e a partir daí mudar a história do seu negócio!

Vamos comigo? Ah, e se puder compartilhar este guia em suas redes sociais, ficarei muito grato!

O que é SEO (Search Engine Optimization)

Como expliquei no início do artigo, podemos traduzir SEO como otimização de motores de busca, ou seja, são técnicas que você aplica em seu site para que o robô do Google possa entendê-lo, e a partir daí o seu site possa aparecer no topo.

Essa palavra tão repetida: “otimização”, nada mais é do que essas técnicas aplicadas em sites, e que deixam claro para o robô do Google do que se trata a página e o conteúdo.

Gravei um vídeo bem bacana sobre isso, seria interessante você dar uma olhada!

Agora que você já sabe o que é SEO, vamos falar sobre a primeira vertente dessas técnicas.

Tudo que você precisa saber sobre SEO On-page

Vamos começar falando sobre SEO on-page.

Essas são técnicas que você aplica dentro do seu site, e através delas é que o crawler (robô) do Google entenderá a relevância do seu conteúdo.

E se ficar qualquer tipo de dúvida, deixa nos comentários que vou responder pessoalmente a todos!

Título e Descrição (Page-title e Meta-description)

Essa otimização será de extrema importância para que possamos chamar a atenção do usuário na SERP(resultado de busca do Google), e assim aumentar a taxa de cliques em nosso resultado.

Resultados SERP Google

Sempre procure usar palavras chamativas no page-title, utilizando palavras como: “MELHOR PREÇO”, “SUPER OFERTA”, “SUPER DESCONTO”, “FRETE GRÁTIS”, para chamar a atenção do usuário e fazer com que ele clique em seu resultado.

No meta-description escreva um breve resumo sobre o que o usuário encontrará dentro da página.

Dicas: No page-title sempre coloque primeiramente a palavra-chave, e depois a palavra chamativa.

Ex: “palavra-chave + palavra chamativa”.

No meta-description coloque também a palavra-chave, pois ela ficará em negrito, e irá ajudar a chamar a atenção do usuário.

Títulos h1, h2 e h3

Os títulos são uma parte importante que precisamos otimizar para ajudar o robô do Google a entender nossa página.

E também para quebrar nosso texto em tópicos, ajudando na experiência do usuário, até porque, se você encontrasse uma parede de letras como esta:

Imagem que mostra um texto todo grudado, bem difícil de ler

Seria bem estressante ler até o final, não é?

A maneira correta de você utilizar os títulos é da seguinte forma:

-Título h1

É o principal e mais importante, nesse título você vai colocar o assunto principal da página do seu site.

Exemplo de título h1 em um site

-Título h2

Dentro deste, você irá colocar o assunto que esta ligado ao título principal.

-Título h3

Da mesma forma que os demais, você irá otimizar esses títulos de acordo com a ligação que eles tiverem com os títulos principais.

Como neste exemplo:

Exemplo de títulos h2 e h3 em um site

Perceba na imagem acima, que “cadastrar sua empresa no Google My Business” como título h3 tem ligação com o SEO Local que é o título h2.

Velocidade de Carregamento

O Google já informou que a velocidade de carregamento de um site, é um importante fator de ranqueamento.

E realmente é muito importante, veja bem, o que acontece se você clicar em um resultado do Google, e o site demorar muito tempo para carregar?

Provavelmente você irá clicar em “voltar” no seu navegador rapidamente!

E isso será uma péssima experiência de usuário, certo?

Como o Mr.G quer entregar os melhores sites na primeira página de resultados, o seu site precisa carregar em até 3 segundos.

Como analisar em quanto tempo meu site carrega?

Um site que recomendo para você analisar isto, é o GTMetrix, e é bem simples de verificar!

Ao entrar no GTMetrix, você irá ver esta tela:

Imagem com a tela do site GTMetrix

No canto direito, você irá clicar em “Analysis options”

Opção Analysis options do site GTMetrix

Então, escolha o servidor do Brasil (ele mostra do Canadá por padrão).

Imagem que mostra a opção de servidor do Brasil no GTMetrix

Insira a URL do seu site no campo indicado, e comece a análise:

Imagem que mostra as opções de colocar a URL de um site e o botão de analisar do site GTMetrix

O GTmetrix irá te mostrar o resultado em poucos segundos

Imagem que mostra o resultado da análise do site GTMetrix em relação a velocidade de carregamento

Neste caso específico do meu próprio site, deu o resultado de 2.6 segundos, ou seja, já é um bom resultado para a experiência do usuário (claro, sempre podemos melhorar).

Se você analisar, o GTMetrix te dá várias informações na parte inferior do resultado, e você deve seguir aquelas dicas para deixar o seu site mais rápido ainda.

Dicas que o site GTMetrix dá para otimização do site

Então, siga essas dicas para conseguir ganhar estes pontos com o Google, e assim deixar seu site no topo.

Responsividade (Site que se ajusta a todos os tipos de tela)

Quando falamos de responsividade, estamos falando de um site que se ajusta a todos os tipos de dispositivos.

De acordo com uma pesquisa do Serasa Experian, mais de 92% das pessoas do Brasil utilizam o Google como seu buscador favorito.

E sabemos que a porcentagem das buscas realizadas por celular já ultrapassam o desktop.

Hoje o Google possui o algoritmo mobile first-index, e isso significa, que primeiramente o Google lê a versão mobile do seu site, e esta é a versão em que ele dá prioridade.

Então, seu site não alcançará a primeira página de resultados se não responder a este algoritmo.

Veja um exemplo de um site no celular que não é responsivo:

Imagem que mostra um site que não possui responsividade

Observe como a experiência do usuário é bem ruim, as letras e imagens bem pequenas.

Agora veja a diferença de um site responsivo:

Imagem que mostra a tela de um site responsivo

Veja como a imagem e as letras são maiores, melhorando assim a experiência do usuário.

Se o seu site não se ajusta a tela de celular, mude HOJE mesmo, pois é um fator importante de ranqueamento no Google!

Palavras-chave LSI (Latent Semantic Indexing)

Depois que o algoritmo Hummingbird foi lançado, os resultados de busca do Google melhoraram muito.

Antigamente, o Google focava somente em palavras-chave exatas, mas agora com o Hummingbird o foco do Google está na semântica do texto.

E é aí que entram as palavras-chave LSI, pois são palavras relacionadas com o título principal.

Se você criar um artigo sobre “Manga”, como o Google irá saber se o artigo fala sobre a fruta manga ou a manga de uma camisa?

Pelas palavras relacionadas!

Então, se você citar no texto coisas como: receita de manga, sorvete de manga, manga no verão, o Google saberá que seu artigo fala sobre a fruta manga.

Fantástico não é!?

Não foque mais em palavras-chave exatas, pelo contrário, ajude o robô do Google a entender seu texto, e assim poder apresentar seu site nos primeiros resultados.

URL Amigável e Curta

Essa é uma otimização focada na experiência do usuário e em SEO.

Claro que o robô do Google faz a leitura das URL´s, e se ela for amigável, ajudará bastante, mas o foco é muito mais no usuário do que no próprio robô neste caso.

Imagine que você faz uma busca no Google, e o resultado aparece desta forma:

Imagem que mostra uma URL não amigável de um site

Péssimo não é? O usuário não consegue saber do que se trata a página que ele está clicando.

Agora veja um site que utiliza uma URL totalmente amigável:

Imagem que mostra uma URL amigável de um site

Viu a diferença? Nesta URL conseguimos saber que estamos dentro do blog do site, no artigo “o que é seo”.

Outra dica importante, é que o ex-chefe de SPAM do Google, Matt Cutts disse em uma de suas entrevistas, que quanto menor for a URL, maiores os rankings.

Sempre prefira manter as URL´s do seu site mais curtas.

Otimize suas URL´s e veja seus rankings disparando na SERP!

Atributo “ALT” em imagens

Esta otimização também é muito importante, tanto para o robô do Google, quanto para usuários com deficiência visual.

Como o robô do Google não consegue ler imagens, ele precisa deste atributo para poder entendê-la.

No caso dos deficientes visuais, normalmente eles utilizam aqueles aparelhos para fazerem a leitura do site, e quando o aparelho estiver fazendo a leitura e chegar até as imagens, ele irá ler este atributo ALT, desta forma a pessoa saberá do que se trata a imagem.

No código HTML, o atributo ALT fica desta forma:

Imagem que mostra o atributo ALT no código HTML

Se você estiver usando o WordPress, você pode otimizar o ALT da imagem, clicando em cima dela, e selecionando o ícone de lápis, e então será aberta uma tela como esta:

Painel do WordPress para otimizar a tag ALT da imagem

Então, onde estiver “texto alternativo” será o atributo ALT, aí é só descrever a sua imagem.

Utilize Vídeos em seus artigos

Essa é uma técnica muito bacana e efetiva para você aplicar dentro do seu site.

Muitas pessoas não tem paciência para ler um artigo, ou tem dificuldades em absorver o conteúdo escrito.

Neste momento entram os vídeos, pois além de deixar o usuário por mais tempo dentro do seu site, ele pode absorver o conteúdo de uma forma bem mais efetiva.

Dica: Não coloque o vídeo no servidor do seu site, utilize a opção de incorporar o vídeo, pois assim seu site não irá carregar lentamente.

Use Links Internos para manter o usuário em seu site

A linkagem interna é uma das prioridades quando tratamos do SEO on-page, isso porque os links internos são extremamente importantes para manter o usuário dentro do seu site, e também para passar a “autoridade” recebida em algumas páginas através de backlinks.

Para quais páginas devo linkar internamente no meu site?

Sempre faça a linkagem para as principais páginas do seu site, aquelas que você quer que apareçam nos rankings do Google.

Vamos supor que estou escrevendo este guia completo de SEO, e eu também tenho uma página dentro do meu site falando mais detalhadamente sobre algumas técnicas específicas, então no momento que for falar sobre essas técnicas, eu posso fazer um link interno para este outro artigo, entendeu?

Essa é uma ótima estratégia de linkagem interna.

Links externos para ganhar um “bônus de SEO”

Sempre inclua links externos para sites de autoridade dentro dos seus artigos.

Isso terá um impacto importante para sua estratégia de SEO, pois ao linkar para um site de autoridade, você estará mostrando para o Google que também é uma autoridade no seu nicho.

Uma outra vantagem, é que quando você linka externamente para outro site, você está ajudando a Web fluir, e o Google adora isso, pois o seu robô segue esses links para conseguir descobrir novas páginas.

Claro que você deve fazer essa estratégia de forma correta, exemplo:

Vamos supor que você está escrevendo sobre “quantas pessoas utilizam o celular para acessar a internet”, então você irá precisar de dados oficiais para provar isso aos seus usuários, certo?

É neste momento que entra a linkagem externa.

Procure no Google um site que possui esses dados, e no momento que você citar a pesquisa em seu texto, você faz a linkagem externa para este site.

Simples não é? E o resultado para o SEO do seu site será imenso.

Sinais sociais também fazem parte do ranqueamento do Google

Os sinais sociais do seu site, também são bem vistos pelo gigante das buscas, isso mostra que uma determinada página do seu site tem sido importante para vários usuários.

Então, compartilhamentos no Facebook, Quora, Twitter entre outras redes sociais são muito importantes para sua estratégia de SEO.

Após escrever um artigo, compartilhe em suas redes sociais, e peça também para que pessoas próximas o compartilhem, isso irá gerar os sinais sociais que o Google procura.

Uma outra dica valiosa, é você colocar botões de compartilhamento dentro dos seus artigos, na barra lateral ou no final de cada um deles

Botões de compartilhamento de redes sociais dentro de um artigo

Isso irá impulsionar que seu público faça o trabalho.

Se você utiliza WordPress pode baixar o plugin Sassy Social Share, muito bom para este objetivo.

Intenção do Usuário

Este é um grande problema, e que muitos erram!

A maioria das pessoas quando querem ranquear para uma determinada palavra-chave, acabam se esquecendo da intenção do usuário por trás dela.

E qual o grande problema disso?

Uma página de um site que não responde a intenção do usuário, nunca irá alcançar a primeira página do Google!

Vamos supor que você criou um artigo sobre os “melhores perfumes masculinos”, e você quer otimizar este artigo para a palavra-chave: “Perfumes Masculinos”.

Talvez a maioria pense: “acertou na mosca para essa palavra-chave, pois o artigo é sobre perfumes masculinos”.

É aí que está o erro.

Vamos ver qual a intenção de busca para essa palavra-chave?

Intenção do usuário para a palavra-chave "perfumes masculinos", muito importante para SEO

Percebeu que o Google só apresentou resultados de e-commerce, e nenhum resultado de blogs?

Sabe por quê?

O Google já entendeu que quando os usuários pesquisam por essa palavra-chave, eles querem comprar perfumes, e não saber quais são os melhores!

Agora vamos analisar o resultado para a palavra-chave “melhores perfumes masculinos”

Resultado da busca "melhores perfumes masculinos", a intenção da busca é por blogs

Agora sim o Google apresentou blogs.

Por quê?

Ele já entendeu que a intenção por trás dessa palavra-chave, é que as pessoas querem saber quais são os melhores perfumes masculinos, e não comprá-los!

Então, a partir de agora, sempre que você quiser ranquear para um a determinada palavra-chave, digite ela no Google e saiba qual a intenção dela.

E-A-T (Especialização, Autoridade e Confiabilidade)

O Google dia após dia está melhorando os seus algoritmos, e hoje sabemos que o E-A-T de um site, contribui e muito para que ele chegue até o topo das buscas.

E o E-A-T diz respeito a qual especialista escreve em seu site.

Muita atenção com essa otimização, ela é a base do algoritmo do Google na atualidade.

Mas o que é E-A-T na prática?

Basicamente, é a autoridade que o seu site tem na internet em relação ao conteúdo, e também quem é o especialista que está colocando essas informações dentro do seu site.

Um exemplo interessante, é um site de saúde, onde existem vários artigos abordando assuntos como: emagrecimento, ganho de massa muscular, etc…

Neste exemplo, a pergunta que o Google faz é a seguinte:

“Quem é o médico especialista que está escrevendo esses artigos”?

Obviamente o Google não quer que um usuário leia um artigo de saúde, pratique o que foi ensinado no texto, e depois vá para o hospital, entende?

Então por isso o E-A-T é de extrema importância.

Uma forma bem interessante de você mostrar isso para o Google, é no final de cada artigo, apontar quem foi o especialista que escreveu aquele texto, desta forma:

Imagem que mostra um resumo do especialista que escreveu o artigo

Perceba que existe o nome, e um resumo da especialidade do profissional.

Você ainda pode fazer um link interno para uma página “sobre” que você fez detalhando o currículo, prêmios e outras coisas relacionadas a este profissional.

Outra forma para impactar o E-A-T seria fazendo um link para o perfil no Linkedin do especialista, ou em participações em eventos que ele participou.

Agora que você já aprendeu bastante sobre otimizações de SEO on-page, vamos abordar as técnicas de SEO off-page.

Técnicas de SEO off-page

Quando falamos de SEO off-page, estamos falando de autoridade que o seu site constrói perante os olhos do Google, que também abrange as pesquisas de marca.

Mas o que é autoridade para o Google?

A autoridade de um site é construída através de backlinks, ou seja, de sites apontando links para o seu site.

Exemplo de um site fazendo link para outro site

Inclusive, os backlinks fazem parte de 80% de uma estratégia eficaz de SEO, sem eles, o seu site nunca irá alcançar a primeira página do Google.

É importante que você saiba, que não é qualquer tipo de link que irá ajudar na autoridade do seu site (muitos erram nisso).

Existem algumas regras, mas é importante saber que:

-Links de rodapé não funcionam como backlinks.

-Links gerados por “automatizadores de link” não funcionam.

-Links comprados em sites como Fiverr e DINO também não funcionam.

A construção de backlinks, que também chamamos de link building, tem de ser feita de uma forma natural e manual, e já te adianto que dá bastante trabalho.

Mas sabe a melhor parte?

Provavelmente seu concorrente não está fazendo!

Pra você aprender mais sobre link building, dá uma olhada neste artigo.

Construindo Autoridade com pesquisa de marca

O Google ama marcas!

E sabe por quê?

Pois elas dizem ao Google: “Hey, este site possui muita autoridade”.

E também porque é praticamente impossível manipular isso dentro do algoritmo.

O Ex-CEO do Google, Eric Schmidt, já disse explicitamente: “As marcas são a solução, não o problema. É através da marca que se separa o joio do trigo”.

E quanto mais pessoas buscarem pela sua marca no Google, mais autoridade seu site terá como um todo.

Como fazer as pessoas buscarem minha marca no Google?

Existem várias estratégias, algumas delas são:

-Faça algumas campanhas nas redes sociais com imagens ou vídeos pedindo para que as pessoas busquem sua marca no Google.

-Participe de eventos presenciais ou on-line para promover sua marca.

Essas são 2 maneiras efetivas para crescer o branding da sua empresa, e também para despertar a sua curiosidade, e levar as pessoas a buscarem sua marca no Google.

Para você se aprofundar neste assunto, leia este artigo do Neil Patel, referência de SEO no mundo.

SEO Local

Este é um assunto importantíssimo dentro do SEO, afinal, muitas empresas também querem aparecer para as buscas locais, em suas respectivas cidades.

Então, vamos abordar algumas técnicas essenciais que você precisa fazer para ranquear no top #1 para a busca local.

Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

Esse é o primeiro passo que você precisa tomar para garantir um SEO local de qualidade.

Entre no Google e digite: “Google meu negócio”, clique na primeira posição orgânica e você entrará nesta tela:

Imagem da HOME do site Google meu negócio

Clique em “gerenciar agora”, e faça o cadastro da sua empresa, é bem fácil.

Preencha TODOS os dados da sua empresa, quanto mais completo, melhor.

Na parte do “nome da empresa”, coloque primeiramente a palavra-chave que você quer ranquear, e em seguida o nome da sua empresa, igual neste exemplo:

Esse “hack” irá fazer seu site aparecer nas 3 primeiras posições do pack local.

Cadastrando seu site em guias locais

Após o cadastro, entre no Google e digite: “guias locais + nome da sua cidade”.

Faça o cadastro da sua empresa em todos os guias locais que você conseguir, e lembre-se de cadastrar e manter atualizados todos os dados da sua empresa como: nome, telefone e endereço, da mesma maneira que cadastrou no Google Meu Negócio.

Isso irá ajudar o Google a saber que se trata da sua empresa.

Para mais técnicas de SEO local, leia este guia.

Conclusão

Neste guia completo explicamos o que é SEO e as suas duas principais vertentes.

Ensinamos as principais técnicas de SEO on-page e SEO off-page.

No caso do SEO on-page, ensinamos diversas técnicas para você aplicar em seu site, e assim ver grandes resultados de SEO.

Em SEO off-page, falamos sobre backlinks e também a pesquisa de marca, como duas estratégias essenciais para colocar um site no topo do Google, e aumentar autoridade de domínio.

Você aprendeu também sobre a importância do E-A-T para um site, e algumas técnicas sobre como deixar seu site com essa autoridade perante os olhos do Google.

E pra finalizar nosso guia de SEO, abordamos o SEO local, que é de extrema importância para o ranqueamento do seu negócio em sua cidade.

Não fique com esse conhecimento todo que você adquiriu parado! Este será o maior erro que você poderá cometer em SEO.

Comece a aplicar agora mesmo essas técnicas absorvidas neste artigo, e em questão de algumas semanas, você verá grandes resultados na SERP do maior buscador do mundo!

Espero que você tenha gostado deste conteúdo, e qualquer dúvida ou sugestão de tema, deixe nos comentários que responderei pessoalmente cada um.

Um grande abraço!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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